terça-feira, 26 de maio de 2009

Filme: Escritores da Liberdade


Filme que conta o cotidiano escolar de alunos que encaram em seu dia-a-dia diversos tipos de problemas, que acabam acarretando um mau desempenho na escola.
O que fazer diante dessa questão? É isso o que a professora, vivida por Hilary Swank, tenta durante todo o filme fazer. Ao invés de desprezar toda a "bagagem cultural" de seus alunos, ela reconhece que aquilo tudo, todas as histórias, todas as experiências são importantes. E é a partir daí que suas aulas ganham um novo rumo, pois os alunos que antes desprezavam a aula, agora ficam felizes por assistí-las e verem que suas histórias de vida são importantes.
Um filme muito bom para educadores e futuros educadores, pois mostra que nossos alunos são partes integrantes do processo de ensino-aprendizagem e menosprezar toda sua "bagagem cultural", fechar os olhos para tudo que possam trazer para a sala de aula, é estar menosprezando o próprio aluno, não reconhecendo sua co-participação, pois o professor é aquele, que de uma forma, propaga o ensino e não o impõe.