terça-feira, 26 de maio de 2009

Filme: Escritores da Liberdade


Filme que conta o cotidiano escolar de alunos que encaram em seu dia-a-dia diversos tipos de problemas, que acabam acarretando um mau desempenho na escola.
O que fazer diante dessa questão? É isso o que a professora, vivida por Hilary Swank, tenta durante todo o filme fazer. Ao invés de desprezar toda a "bagagem cultural" de seus alunos, ela reconhece que aquilo tudo, todas as histórias, todas as experiências são importantes. E é a partir daí que suas aulas ganham um novo rumo, pois os alunos que antes desprezavam a aula, agora ficam felizes por assistí-las e verem que suas histórias de vida são importantes.
Um filme muito bom para educadores e futuros educadores, pois mostra que nossos alunos são partes integrantes do processo de ensino-aprendizagem e menosprezar toda sua "bagagem cultural", fechar os olhos para tudo que possam trazer para a sala de aula, é estar menosprezando o próprio aluno, não reconhecendo sua co-participação, pois o professor é aquele, que de uma forma, propaga o ensino e não o impõe.

3 comentários:

  1. PARABÉNS!! VC ESTÁ COMEÇANDO MUITO BEM!! ONDE VC VIU ESSE FILME? M EMPRESTA? QUERO FAZER UM COMENTÁRIO NO MEU BLOG SOBRE ELE!!! BEM PARECIDO COM O QUE ESTAMOS CONVERSANDO NA AULA DO IVAN!!
    ABRÇ!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. oi Marcus, olha o q eu tentei mandar para o blog do incluEJA, mas fui bloqada pois não faço parte do grupo.Pede para quem está fazendo o blog p/ desbloqar o blog se num ninguém de fora, como eu, irá poder participar ok!!!
    esse foi o recado:-"Olá!! eu sou Bolsista da Cládia e gostaria de seguir o blog!Este blog tem ícone de seguidores???? Eu não consegui encontrar!
    Também tenho um blog,me responda assim q puder!!(http://www.crizan.blogspot.com)
    PARBÉNS!!!Professora Rita o blog está ficando muito bom!!"-, mas não consegui mandar!!
    Abraços!!

    ResponderExcluir