segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Gênero Textual e Tipologia Textual

São textos de diferentes tipos (gêneros) com a função de organizar a linguagem,ou seja, gêneros textuais são todos os tipos de texto que direta ou indiretamente estabelece uma comunicação entre duas ou mais pessoas. A Tipologia textual já é diferente, pois é a maneira de como esses textos vão se apresentar (narração, descrição, dissertação, diálogo, injunção, entrevista).A partir deles, é possível constituir as modalidades discursivas.
Possui uma importante funçao social, estruturando e organizando a linguagem de acordo com o contexto social. São textos que circulam no mundo, que têm uma função específica, para um público específico e com características próprias. Ou seja, uma apresentação de texto pode mudar de acordo com os diversos contextos sociais, público e etc.
É determinado por sua função, forma, suporte ou ambiente em que os textos aparecem. E sua função é ordenar e estabilizar as atividades comunicativas do dia-a-dia.

3 comentários:

  1. Há informações muito relevantes sobre o assunto que não foram consideradas. A leitura do texto do Marcuschi deveria ter sido tomada com mais detalhe e profundidade.

    ResponderExcluir
  2. Faltam as seguintes atividades:
    - Discussão/Reflexão dos 3 vídeos que foram postados no fóruma da Revoluti.
    - Síntese do texto: LEITURA, TEXTO E SENTIDO

    ResponderExcluir
  3. Easy "water hack" burns 2 lbs OVERNIGHT

    At least 160,000 men and women are using a easy and secret "water hack" to lose 1-2 lbs each and every night as they sleep.

    It's effective and works with everybody.

    Here's how you can do it yourself:

    1) Hold a drinking glass and fill it with water half full

    2) And then learn this crazy hack

    you'll be 1-2 lbs skinnier the next day!

    ResponderExcluir